• Marcele Andrade

Enxaqueca: Piercing x Acupuntura

Tenho notado um alvoroço em torno dos piercings daith como tratamento de enxaqueca. Sim, o uso de um adereço estético como forma de tratamento.


Vi que o Google bombou nas últimas semanas com pessoas buscando "acupunturista que coloca piercing", por exemplo.


Eu entendo completamente que ter crises de enxaqueca seja tão horrível a ponto da pessoa procurar qualquer promessa de resultado rápido (especialmente se for barata e não exigir uma postura ativa do paciente). O que é difícil entender é deixar tratamentos de saúde de lado, com eficiência comprovada, para se arriscar a fazer algo que não tem comprovação nenhuma e ainda pode dar errado.


Fala-se ainda que o piercing daith atua como a acupuntura. Negativo! A acupuntura faz parte de um sistema de saúde (Medicina Tradicional Chinesa - MTC) onde o paciente é avaliado e diagnosticado energeticamente e tem o seu caso tratado de forma individualizada. Diferente de pegar pessoas e tratá-las como objetos numa linha de montagem, onde se coloca uma peça num mesmo ponto e passa-se para o próximo. O que isso quer dizer? Há um ditado na medicina chinesa que diz o seguinte: “Tong bing yi zhi. Yi bing tong zhi“ - "Doenças diferentes, um tratamento. Mesma doença, tratamentos diferentes". Ou seja, doenças diferentes podem ter o mesmo diagnóstico energético e uma mesma doença (no caso, enxaqueca) pode ter diagnósticos energéticos diversos. Por isso, na MTC, trata-se o indivíduo e não, a doença. Cada pessoa é única e de acordo com a situação dela (seus sintomas, seu estilo de vida, o ambiente em que vive, alimentação, emoções, etc - e é aqui que entra a participação do paciente no tratamento) é que é se chega a um diagnóstico e define-se um tratamento. Trocando em miúdos, se eu tenho 10 pessoas com enxaqueca, eu preciso conversar com todas e avalia-las minuciosamente. Como acupunturista, se eu juntar todas as pessoas com enxaqueca que eu já tratei, verei em suas fichas que cada uma recebeu tratamentos e orientações diferentes. Isso vale para asma, para TPM, para dor de cabeça, para perda de peso, para qualquer outra coisa. Só por isso, o uso do piercing daith não é garantia de sucesso.


Mas como o piercing funciona para algumas pessoas?

Pois é... algumas. Para outras tantas, não funciona. Para outras ainda, piora. E eu explico tudo isso nessa live que está no meu canal do Youtube.





Quem realmente se importa com o próprio bem estar, com a saúde e sofre muito com isso, você vai querer o melhor que pode ter. O que mais poderia ser melhor do que se consultar com um bom profissional de saúde que vai traçar um tratamento específico para o seu caso? Para as suas necessidades?

Acupuntura, além de ser esse tratamento altamente individualizado, é indicado pela OMS como um excelente tratamento para enxaqueca pelo seu forte potencial analgésico. Eu, particularmente, uso uma técnica que dá resultados mais rápidos e mais intensos do que diversos tratamentos e já resolvi muitos casos de dor com poucas sessões. Além disso, a orientação alimentar baseada na MTC junto com óleos essenciais, Florais de Bach, por exemplo, ajudam bastante também nesses casos. Muitos casos de enxaqueca estão ligados à alimentação e emoções desordenadas.


Se você precisa se livrar dessa dor horrível, agende já seu horário!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-2-1.png